CONSULTORIA DE SEGURANÇA

Especialistas em planejamento de segurança.

A Inteligência por trás do Grupo Protege para a segurança do seu negócio.

Organizações de todos os tipos e tamanhos enfrentam influências e fatores internos e externos que tornam incerto se e quando elas atingirão seus objetivos. O efeito que essa incerteza tem sobre os objetivos da organização é chamado de "risco" (trecho da Norma ISO 31000).

Considerando que a Segurança Patrimonial contribui com o negócio das organizações, a gestão sobre os riscos ocorre por meio de critérios técnicos, coerente com um plano segurança dotado de soluções eficazes em acordo com o tamanho da possibilidade das perdas.

A Consultoria de Segurança é realizada pelo DSC - Departamento de Segurança Corporativa do Grupo Protege, que realiza mais de 100 mil operações por mês com profissionais experientes, operando soluções tecnológicas baseadas em sistemas de inteligência preparados com exclusividade para cada caso específico.

Os serviços da Consultoria estão divididos em três diferentes frentes:

Análise

  • Análise Consultoria e Assessoria – Gestão e Análise de Riscos
    Identificação de riscos e vulnerabilidades por meio de estudo dos fatores externos e internos, barreiras físicas estruturais e tecnológicas, bem como dos procedimentos e dos profissionais de segurança.  
  • Consultoria e Assessoria – Manual de Procedimentos
    Elaboração de conjunto de procedimentos com as instruções específicas da rotina a ser cumprida pela equipe de segurança na organização, tendo como base a sua Política de Segurança.
  • Prevenção de Perdas
    Atividade de gestão de riscos com objetivo de prevenção, combate e eliminação das possibilidades de perdas administrativas, comerciais, operacionais, produtivas, entre outros, dos bens tangíveis ou nas fragilidades dos processos.
  • Plano de Segurança – Instituição Financeira 
    Avaliação e recomendação dos recursos necessários para implementação do Plano de Segurança, o cumprimento aos requisitos de legislação da Polícia Federal, bem como a revisão e acompanhamento da aprovação do respectivo Plano em estabelecimentos bancários e suporte para Cooperativas de Crédito.

Treinamento

  • Treinamentos Tático, Técnico e Operacional Real ou Com Realidade Simulada
    Qualificação, Requalificação e Reciclagem dos Profissionais de Segurança por meio do estudo dos Riscos e aplicação das técnicas de prevenção e reação em um ambiente real ou simulado.
  • Palestras de Segurança
    Palestra sobre comportamento inseguro, habitual e situações cotidianas inerentes à segurança pessoal e do patrimônio, podendo ser direcionada conforme a necessidade da organização e segmento.

Gestão

  • Gerenciamento de Riscos
    Acompanhamento remoto em tempo real da condução do veículo e abertura de portas e baú, possibilitando a identificação de alterações na condução, como sinistros, problemas mecânicos ou operacionais e o estado físico do condutor em um ambiente seguro.
  • Gestão de Credencial – Crachás
    Disponibilização do modelo Grupo Protege de emissão, logística de distribuição, cancelamento e descarte de crachás corporativos.
  • Planejamento e Gestão para Grandes Eventos
    Elaboração e condução do Plano Tático e Operacional, que envolve a análise do local e alinhamento da operação diante da quantidade do público e riscos, entre outros critérios.
  • Gestão de Mão de obra Especializada
    Profissionais capacitados alocados no ambiente do cliente para realizar o Gerenciamento de Riscos e Acompanhamento de todos os tipos de veículos, além de consultores para elaboração da Política de Segurança, Normas, Procedimentos de Segurança, Indicadores de Prevenção e Perdas, Suporte na Gestão da Segurança Patrimonial e outras áreas da empresa.
Empresa de soluções em segurança pessoal e patrimonial. Gerenciamento de Risco

Como funciona a Consultoria de Segurança

Experiência em Segurança

Capacidade do Grupo Protege desenvolvida ao longo dos anos em propor e nortear os melhores investimentos em Segurança.

Redução de Custos e Riscos

Análise de processos e atividades a fim de identificar oportunidades para minimização de custos com perdas e multas e riscos jurídicos.

Soluções Integradas

Projetos personalizados onde as diversas soluções são integradas, desde a gestão da segurança, aplicação de treinamento, bem como o uso da tecnologia.

Confiança

A credibilidade e o conhecimento em segurança do Grupo Protege proporcionam uma relação de confiança com os nossos clientes e parceiros.

Análise de Vulnerabilidades

Melhor compreensão da exposição aos riscos dos ativos do seu negócio.

Para quem indicamos a Consultoria de Segurança

INDÚSTRIA

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

SHOPPING CENTERS

COMÉRCIO VAREJISTA E ATACAREJO

CONDOMÍNIOS

Dúvidas frequentes sobre Consultoria de Segurança

As soluções da Consultoria de Segurança são divididas em três pilares: Análise, Treinamento e Gestão.

Análise:

  • Consultoria e Assessoria – Gestão e Análise de Riscos.
  • Consultoria e Assessoria – Manual de Procedimentos.
  • Prevenção de Perdas – Atividade voltada principalmente para o ramo de supermercados e atacarejos, que trata da aplicação de técnicas e ações de controle e proteção sobre quaisquer tipos e prejuízos ao negócio.
  • Plano de Segurança – Instituição Financeira.

Treinamento:

  • Treinamentos Tático, Técnico e Operacional Real ou com Realidade Simulada.
  • Palestras de Segurança.

Gestão:

  • Gerenciamento de Riscos.
  • Gestão de Credencial – Crachás.
  • Planejamento e Gestão para Grandes Eventos.
  • Gestão de Mão de Obra Especializada.

Os serviços de Consultoria podem funcionar de forma isolada ou agrupada. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um:

ANÁLISE DE RISCOS

Processo embasado no conceito de gestão de riscos corporativos da ISO 31000. A divisão por fatores na sistemática adotada permite identificar o risco de forma organizada. Os fatores utilizados são:

Ambiente Externo - que resumidamente trata-se dos fatores externos que podem influenciar na probabilidade da ocorrência do risco.

Meios Técnicos Passivos - nesse fator são consideradas as barreiras físicas, tais como, e não somente, muros, paredes, vidros, bem como a resistência e eficiência desses materiais para a segurança. 

Ambiente Interno - que são as áreas críticas e suas características.

Meios Técnicos Ativos - fator voltado para Segurança Eletrônica, tais como CFTV, Alarme e Controle de Acesso.

Meios Organizacionais - que são as normas, procedimentos e políticas de tratamento dos riscos da segurança.

Recursos Humanos – que se trata de uma avaliação profunda no escopo de segurança, por exemplo, quantidade de postos, dos cargos e funções, posicionamento tático, escala, frequência e carga horária por posto e perfil profissional, considerando as atividades realizadas e as realmente necessárias e, ainda, seu posicionamento tático diante de um cenário de crise.

A Análise e Mensuração dos Riscos utiliza metodologia própria e clássica, com o uso do software de análise de riscos, com as premissas da normativa ISO 31000.

A consultoria considera ainda as recomendações com apresentação das soluções para administração e mitigação dos riscos, considerando cenários exequíveis e de acordo com o tamanho da perda identificada e classificada.

O levantamento técnico é realizado no local por profissionais capacitados - especialistas e dotados com recursos de tecnologias avançadas. Inclusive, trechos do levantamento é realizado por DRONE* com câmeras em alta resolução (4k) e tomadas aéreas, possibilitando maior precisão para avaliar os riscos do local e tempo dedicado nessa etapa.

*Condicionada à autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O Manual de Procedimentos é um documento elaborado com base em critérios técnicos, política de segurança da empresa e amparo legal, servindo para a orientação e consulta do profissional de segurança em seu posto de serviço. Em resumo, descreve o que e como fazer. As especificidades do segmento são consideradas em cada elaboração, sendo um dos diferenciais desse importante subsídio.

São indicados para Indústrias, Centros de Distribuição; Hospitais e Clínicas; Shopping Centers; Comércios Varejistas e Atacarejos; Condomínios Residenciais (vertical ou horizontal); Condomínios Empresariais; Hotéis; Museus; Feiras e Grandes Eventos.

  • Conhecer os riscos, bem como ações mitigadoras e os possíveis impactos.
  • Redução de custos e dos riscos.
  • Contribuição no planejamento com soluções integradas.
  • Aumento na credibilidade com as atividades de segurança.
  • Servir de norteador aos investimentos em segurança.
  • Oportunidade de diminuição dos riscos jurídicos e de imagem da empresa.
  • Atendimento à legislação, evitando possíveis autuações da Polícia Federal.
  • Diminuição das oportunidades oferecidas aos criminosos.
  • Aumento global no nível de segurança, entre outros.

Em todo o território nacional.

Sim, é possível customizar o projeto para um caso específico, utilizando os diversos serviços oferecidos pelas empresas que compõem o Grupo Protege. Aliás, a consultoria pode ser realizada em etapas, dependendo da necessidade do cliente.

A atividade de Prevenção de Perdas trata da aplicação de técnicas e ações de controle e proteção sobre quaisquer tipos e prejuízos ao negócio e está voltada principalmente para o ramo de supermercados, hipermercados e atacarejos.

O GERENCIAMENTO DE RISCO possui profissionais altamente capacitados para lidar com todas as situações que podem transcorrer no transporte de valores e bens de alto valor agregado, tendo como principal diferencial a estrutura física voltada para segurança e sigilo das operações.

São algumas das ferramentas utilizadas pelo Gerenciamento de Risco:

  • Rastreamento, Monitoramento, Abertura de Baú, Tratativas de Alarmes e Alertas e Contato Telefônico.
  • Rastreamento da Frota em Tempo Real- Sistema de localização de acordo com o software
  • Abertura de Baú – Somente é realizada pelos profissionais da Equipe de Gerenciamento de Risco quando estiver em conformidade com as paradas previamente definidas.
  • Recebimento de Alertas e Alarmes – Quando recepcionado este tipo de evento, são realizadas as tratativas preventivas definidas com a contratante.
  • Bloqueio e Desbloqueio – Comandos executados conforme definido em contrato.
  • Espelhamento – Visualização dos carros em site com autenticação, entre outros.

Gestor de Segurança - Trata-se de profissional altamente capacitado para contribuir na gestão da segurança.

Consultor/Analista de Segurança/Analista de Riscos – Uma das várias atribuições desses profissionais está em elencar as principais vulnerabilidades, bem como as ações mitigadoras para eliminar e administrar os riscos, o que inclui a elaboração, aplicação e acompanhamento do plano de ação junto aos setores e áreas responsáveis.

Supervisor de Segurança – Empresas orgânicas e aquelas com maior grau de criticidade em suas operações precisam de um profissional que possa liderar o time, conforme a política de segurança, normas e procedimentos, bem como aplicação de treinamentos.

  • Operador e Analista de Gerenciamento de Riscos – Profissional dedicado para atuar em central de rastreamento e monitoramento de veículos, bem como operar sistemas de rastreamentos, tendo como base o Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR).

 

  • Fiscal de Prevenção de Perdas – Entre suas atribuições, está a identificação de quebra operacional (produtos vencidos ou avariados), furtos, erros administrativos, operacionais e fraudes em supermercados e atacarejos em geral.

O Treinamento Tático, Técnico e Operacional Real ou com Realidade Simulada avalia e treina a reação do profissional de segurança em ambientes diferentes e dinâmicos (alvos em movimento), simulando o acesso em áreas internas de empresas, mas não se limitando somente ao segmento, inclusive, podendo ser utilizado para condomínios empresariais e residenciais, instituições financeiras, indústrias, shopping centers, hotéis etc. Permite reciclar o profissional para situações de estresse, envolvendo a reação diante de um cenário de perigo.

Através do telefone: (11) 3156-9000 ou deixe suas informações conosco e entraremos em contato com você.

Sim, a palestra sobre segurança pode ser customizada e é uma das melhores formas de se alcançar o público interno, tanto de uma empresa quanto de condomínios. Os temas abordados são inerentes à segurança pessoal, bem como a proteção do patrimônio, mas não limitados a esses, sendo formatados conforme a necessidade de cada local.

Os grandes eventos necessitam de Planejamento e Gestão de Segurança compatível com os riscos. Atualmente há legislação própria regida pela Polícia Federal e requisitos que devem ser seguidos. Para que o evento alcance o sucesso, vários quesitos são necessários, por exemplo, Análise do Local (áreas externas e internas), Elaboração do Plano de Ação, Reunião de Ajustes e Fechamento dos Envolvidos, Operação, Seleção e Implantação da Equipe, Escopo – Quantidade, Posicionamento e Localização dos Postos, Atribuições e Ações Contingenciais, entre outros.  Diante disso, o Grupo Protege realiza uma série de ações que minimiza riscos e garante a tranquilidade para aqueles que participam.     

A contratação desse serviço pode trazer a redução de custos com pessoas (mão de obra) e aumento no nível de segurança, em razão do tipo e processos aplicados nessa atividade.

TOPO