Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

As empresas do Grupo Protege têm como filosofia a valorização e o respeito ao ser humano, já que ele é o nosso principal patrimônio.

Instituições como a família, a comunidade e os nossos colaboradores são os agentes principais da nossa atuação e o motivo pelo qual desenvolvemos nossos projetos de responsabilidade social.

Em nosso segmento, a Protege é inovadora não somente no investimento de novas tecnologias, mas também, como a empresa de segurança que mais investe em projetos sociais. Prova disso, foi o lançamento da primeira edição do nosso Balanço Social em 2006 e desde então ao final de todos os anos é publicado uma nova edição.

Projeto Crescer

O Projeto Crescer tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento sociocultural dos filhos dos colaboradores, ao mesmo tempo em que busca a integração dos funcionários com seus familiares, aumentando ainda mais o fator de integração presente no Grupo.

Protege Solidária

O programa Protege Solidária, graças ao apoio dos colaboradores, tem auxiliado diversas instituições e comunidades carentes por meio de doações e ações de voluntariado.

Em 2010, uma das ações de maior amplitude foi a Campanha do Agasalho, que envolveu todas as bases operacionais do Grupo. Nas unidades da Grande São Paulo, as Casas André Luiz foi a entidade escolhida para receber as doações.

Além da doação de agasalhos, também reunimos uma grande quantidade de livros e papéis, para serem revertidos em dinheiro pela instituição.

Biblioteca

Sabemos que as empresas exigem do trabalhador um bom nível cultural e boa escolaridade. Para que os nossos colaboradores acompanhem as mudanças do mercado e como uma forma de assegurar a qualidade dos serviços que prestamos, a Protege oferece o Projeto Aprender. Este projeto existe há mais de cinco anos e oferece à aqueles que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio, a oportunidade de retomar os estudos.

Além do Projeto Aprender, também investimos em educação através de convênios com instituições de Ensino Superior, que oferecem descontos nas mensalidades para os colaboradores e seus dependentes; e incentivando a leitura, através da Biblioteca, cujo acervo possui mais de 1000 títulos.

Programa Trainee

O programa tem como objetivo treinar e desenvolver, de forma planejada, candidatos internos e externos recém-formados em cursos de graduação e/ou pós-graduação, visando suprir necessidades de mão de obra qualificada para cargos de liderança nas bases operacionais do Grupo Protege.

O programa proporciona aos participantes oportunidades de desafio profissional, aprendizagem teórica e prática, maturidade profissional e desenvolvimento de potencial.

Em 2010, tivemos mais de mil inscrições. Após diversas etapas de avaliação foram aprovados oito trainees que já se encontram em desenvolvimento em diversas unidades de negócios do Grupo.

Relação com a Comunidade

Ação Comunitária

A Ação Comunitária é uma entidade que desenvolve, há mais de 40 anos, programas socioeducacionais que tem como foco a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de 42 comunidades da zona sul de São Paulo.

Hoje, a Ação Comunitária tem sua atuação consolidada na zona sul de São Paulo, atendendo a 22 organizações da zona Sul de São Paulo, mantendo o objetivo de mobilizar líderes comunitários e educadores sociais por meio de formação continuada e integrada.

Por meio de parcerias estratégicas com organizações de bairro, instituições privadas, governamentais e religiosas, a Ação Comunitária consolida-se como referência no Terceiro Setor.

O Grupo Protege é um dos parceiros que investe, apoia e admira o trabalho realizado pela Ação Comunitária na busca da inclusão social de crianças e adolescentes.

LIDE Educação e Instituto Ayrton Senna

Por meio de uma aliança com o LIDE Educação, o Grupo Protege apoia os programas socioeducativos desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna em Pernambuco, na Paraíba e em São Paulo:

  • Se Liga – alfabetiza alunos que, apesar de frequentarem as aulas, ainda não sabem ler e escrever.
  • Acelera – permite que os alunos frequentem a série que mais se aproxima de sua idade.
  • Circuito Campeão – apresenta políticas de alfabetização e acompanhamento do desempenho nos anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de erradicar o analfabetismo e qualificar o ensino.
  • Gestão Nota 10 – oferece capacitação e ferramentas gerenciais para os gestores de educação (diretores de escolas e equipe das Secretarias de Ensino).

Em São Paulo, o programa SuperAção Jovem atua na educação complementar à escola, estimulando os jovens a buscarem por meio de projetos realizados em equipes e com o apoio dos educadores soluções criativas e eficazes para os problemas da escola e da comunidade.

Casa de Repouso Luiza de Marillac

O Grupo Protege apoia, há vários anos, a Casa de Repouso Luiza de Marilac, conhecida como Casa Milla, localizada em Cotia.

A entidade atende a idosos acima de 60 anos, que participam de diversas atividades, como aulas de artes e visitas de contadores de histórias.

Projeto Capacitar

O Grupo Protege, entendendo que tem uma grande responsabilidade com a sociedade, deu início, no ano de 2010, ao Projeto Capacitar.

Seu principal objetivo é o de atuar, em comunidades carentes, na formação e capacitação de mão de obra, como porteiros, fiscais de lojas, recepcionistas e telefonistas, entre outros.

As aulas do projeto abordam temas como cidadania, motivação, trabalho em equipe, empregabilidade, dicas para participar de processo seletivo, noções de informática e técnicas de atendimento, e são ministradas na comunidade, facilitando assim a participação das pessoas que ali residem.

Relatório de Responsabilidade Socioambiental

Todo ano o Grupo Protege divulga um relatório que constitui um registro oficial das ações e projetos de responsabilidade socioambiental com nossos clientes, fornecedores, colaboradores e com a sociedade de modo geral.

Pensando na importância da nossa Organização para com a sociedade, reafirmamos o compromisso na continuidade dos projetos Socioambientais, na capacitação e desenvolvimento contínuo dos nossos colaboradores, bem como nas parcerias e incentivos à cultura.

Clique aqui para conferir a última edição disponível do relatório.